Comparativo Samsung Galaxy S x Galaxy SII

A Samsung coloca no mercado mais um aparelho da família Galaxy que promete ser o maior competidor do Iphone 4, e vamos explicar porque. Já falamos aqui no blog sobre os super Android Phones e a cada dia que passa podemos ter certeza que o Atrix da Motorola não esta sozinho nesta empreitada. Tivemos a feliz oportunidade de fazer um review em mão com um Samsung Galaxy SII feito por nosso mais novo colaborador gringo Marcos A. Confira abaixo o review feito por ele do telefone:

Galaxy S II

O Galaxy SII é o mais novo aparelho da Samsung, que chega no mercado Europeu e Estados Unidos ainda este mês, e no Brasil por volta do meio do ano.

Vou fazer um comparativo do Samsung Galaxy S II com o já conhecido Galaxy S,  primeiro porque muitas pessoas já viram ou já usaram o Galaxy S, e segundo porque este foi um dos únicos aparelhos que fez bonito perto ao Iphone 3GS, então nada mais justo que compararmos seu sucessor.

Primeiras impressões:

Logo ao pegar o Galaxy SII já é possível perceber que é extremamente fino e leve, e isto chega ao ponto de ser impressionante. O aparelho no bolso é praticamente imperceptível, mesmo ao comparar com o Galaxy S, que já era bem fino.

Outro ponto a se perceber é o tamanho: A tela é um pouco maior que o Galaxy S, ao ponto de ser bem perceptível.

Ligando o aparelho:

Ao ligar o aparelho, é possível ter uma noção da resolução (400×800, com 16 milhões de cores) e nitidez do display “Super Amoled Plus”. É realmente impressionante e ainda por cima não é possível identificar quando o display termina e começa a “borda” do aparelho, o que é bem legal pois a tela frontal do aparelho fica inteiramente preta.

O processador de 1.2GHz Dual Core e os 1GB de RAM do aparelho também fala alto, uma vez que não consegui fazer o aparelho travar nenhuma vez, mesmo instalando vários aplicativos do Android Market e usando vários ao mesmo tempo, o que é bem comum de acontecer no Galaxy S.

Câmera:

A câmera do Galaxy S II muito superior a outros aparelhos que já testei. Além de possuir um Flash LED (que não é muita coisa, mas quando não tem é impossível tirar fotos de noite) o aparelho possui uma funcionalidade chamada “auto-contraste”. Ao tirar uma foto, é possível perceber que após cerca de 1 segundo o próprio aparelho faz um ajuste na foto, e realmente funciona.

Além disso, a camera tem 8MP com uma qualidade muito boa (não adianta ter vários MP e não ter qualidade).

Gingerbread:

O Galaxy S II já vem com o ANDROID 2.3, e confesso que não vi tantas diferenças em relação a versão 2.2. Duas delas são bem legais: a primeira é o gerenciamento de energia. Há uma opção no menu de configurações em que o usuário escolhe um valor de porcentagem da bateria (por exemplo 20%) para que o gerenciador entre em funcionamento, e neste mesmo menu, tudo do gerenciador é configurável, por exemplo se o wi-fi/bluetooth/gps ou qualquer outra opção desligará sozinho, o brilho da tela, a conexão de dados, etc. A segunda diferença legal é uma opção chamada “Motion”, que quando uma pessoa te liga e você não quer atender, mas não quer que o aparelho continue tocando, é só virá-lo com o display para baixo, isso mesmo, o aparelho usa o giroscópio interno para perceber que o usuário o virou e dá um “mute” na campainha.

O que tem de novo?

Acho que a principal inovação do Galaxy S II (além do display animal e do processador dual core de 1.2GHz) é uma saída de vídeo Full HD chamada MHL (Mobile Highdefinition Link). MHL é um nome de uma junção de algumas empresas (Samsung, Motorola, LG e mais algumas) para definir um padrão de conector para saída de vídeo em celulares, e o Galaxy S II foi o escolhido para ser o primeiro aparelho a ter isso. O legal é que há um cabo que de um lado é um conector micro-USB (esses comuns usados em celular) e do outro lado um conector HDMI. Ao plugar esse cabo no celular e na TV, o aparelho automaticamente detecta que foi conectado e já joga a tela do aparelho na TV, em resolução máxima que sua TV suporta. Quer mais? Há a opção deste cabo ter uma entrada para carregador, dae você além de assitir um filme em sua TV, ainda carrega o aparelho. Demais não?

Contras:

O principal contra do Galaxy S II é o material em que é feito a tampa traseira, ou seja, exatamente a mesma mancada de seu antecessor, o Galaxy S.  Tem gente que odeia esta tampa de plástico, porém tem gente que ama, pois deixa o aparelho ainda mais leve.

Interface:

Veja uma apresentação do interface do aparelho no vídeo abaixo (vídeo gringo achado no Youtube):

** Fotos retiradas para colocar o logotipo do blog, logo logo serão recolocadas.