Galaxy Nexus e Android 4.0 Ice Cream Sandwich, tudo junto e separado

Galaxy Nexus e Android 4.0 Ice Cream Sandwich, um pouco sobre tudo.

Acho que muitos editores tiveram o mesmo problema que eu, como começar um artigo tão fantástico sobre o evento de ontem e sobre a EVOLUÇÃO do Android? Alguém aqui lembra do primeiro HTC G1? Compare ele ao sei lá, HTC Evo 3D, muita coisa mudou né? Agora multiplique por 10 e você terá uma idéia do que o Android evoluiu do 2.3 para o 4.0.

Conheça o novo Galaxy Nexus (vídeo oficial):


Vamos falar do GN e não do Android agora tá? Bom, o aparelho têm especificações para lá de interessantes:

Especificações do Galaxy Nexus:

  • Tela Super Amoled HD – 4,65 polegadas e resolução de 1280×720 pixels
  • Processador Dual-Core de 1,2 GHz
  • 1 Giga de memória RAM
  • Câmera de 5 Megapixels porem se delay na captura da foto, isto é, fotos instantâneas
  • Gravação de vídeo em Full HD (1090 pixels)
  • Android 4.0 Ice Cream Sandwich
  • NFC (Near Field Comunication – ou comunicação por proximidade * em tradução tosca
  • Barômetro
  • Bússola, Giroscópio, acelerômetro sem falar de um design simplesmente fantástico.

O Galaxy Nexus terá versões específicas para a rede de dados “dos países” onde será comercializado podendo ser HSPA+ e LTE com opções de armazenamento interno de 16GB ou 32GB.

Ainda não foi divulgado o tal do “preço sugerido” do aparelho muito menos quais serão as operadoras que comercializarão o mesmo, porem ele hoje é um dos telefones mais desejados do mundo.

Achou que acabou? Achei no site ThisIsMyNext uma galeria gigantesca com fotos em alta qualidade do Galaxy Nexus, confira:

E ai? ficou alguma dúvida sobre o Galaxy Nexus que ao meu ver somente pecou no nome, afinal, NEXUS PRIME é seria muito mais FODA!!

Android 4.0 Ice Cream Sandwich:

Muitas novidades foram apresentadas, o Android 4.0 é como se fosse um sistema totalmente “novo” levando somente o de melhor de seu antecessor e melhorando em quase todo o resto.

Vídeo demonstrativo do G.Nexus com Android 4.0:


 

Lembrando somente que a maioria das “coisas” que falarmos aqui serão suportadas por todos os dispositivos que forem atualizados para essa versão, podendo ter algumas funcionalidades limitadas devido ao hardware do equipamento.

 

Reconhecimento facial

A função “Face Lock” é basicamente um aplicativo de reconhecimento facial que somente faz o desbloqueio do telefone para seu dono. Na apresentação oficial o aplicativo não funcionou corretamente e não conseguiu distinguir Matias Duarte, que fez uma piadinha sobre o assunto “Acho que minha maquiagem deve estar muito pesada por isso ele não me reconhece”. O que me lembrou muito a apresentação do Windows Vista quando o mesmo apresentou a famosa tela azul da morte.

Como publiquei ontem no Twitter já existe um aplicativo que faz esse tipo de reconhecimento facial, <– , e em meus testes com o Motorola Xoom e o Milestone funcionou perfeitamente.

face to unlock

Novo sistema de Fotos:

Instagram é um aplicativo para iOs que permite que os usuários apliquem vários efeitos, recortes,etc em suas fotos, e é claro que no Android 4.0 teremos isso nativamente no próprio sistema do telefone, outra grande aposta é na velocidade em que as fotos são tiradas, o Galaxy Nexus com Android 4.0 tira fotos instantâneamente e essa função esta disponível no Android 4.0 bem como a função de fotos panorâmicas (veja exemplo abaixo) onde o programa te guia para fazer a foto e o software junta os pedaços.

foto panorâmica

* clique na imagem para ampliar. exemplo de foto panorâmica tirada com o Galaxy Nexus

Consumo de dados do telefone:

Acho que 80% dos usuários de smartphones no Brasil não possuem um plano de dados ilimitado, pensando nisso foi implantando no Android 4.0 um sistema que “mede” quanto você já consumiu de seu plano e também possibilita aos usuários determinar quantos megas ou gigas seu plano suporta, podendo estabelecer limites individuais de consumo por aplicativos tudo isso mostrado na tela de seu smartphone em gráficos fáceis de entender.

data usage no android 4.0

Task Manager integrado:

Tenho certeza que apesar de muita gente já ter lido sobre o assunto, muitos ainda usam aplicativos como o Advanced Task Killer não? No novo Android 4.0 você poderá facilmente ver quais aplicativos estão rodando em seu sistema, quais estão em background (ficam ali parados consumindo recursos do sistema até algo acontecer) e o que torna esse aplicativo nativo é a possibilidade de “matar” programas que ficam em background, vamos exemplificar, você têm 800 aplicativos em seu telefone, sendo que somente faz uso constante , e necessita ver as “atualizações ou notificações” do Facebook, Twitter, Gmail,etc. Você abre o gerenciador seleciona os aplicativos que você não quer que rodem em background e ele manda um comando ao sistema não deixando mais esse aplicativo funcionar dessa maneira terminando o mesmo sempre que você finalizar seu uso.
Navegador nativo:

Quem aqui têm um Tablet com Android Honeycomb? Sabe aquele segundo botão onde você consegue “ver” os últimos aplicativos abertos, quase como um atalho para suas coisas mais usadas? O Navegador do Android 4.0 terá esse botão para mostrar as abas abertas em seu navegador e você poderá com o deslizar dos dedos “fechar” as que você não quer mais. Outra funcionalidade interessante é a possibilidade de navegar “offline” podendo salvar páginas inteiras para serem lidas posteriormente.

Uma das mais fantásticas características, ao meu ver, é a possibilidade de ligar o modo “Desktop” onde seu telefone abrirá a pagina da internet com se você estivesse usando o computador ou notebook, saindo da versão “mobile” da página acessada.

Pensou eu que o Google colocou mais uma função, que é a de sincronismo entre seu navegador do PC com seu navegador do celular para divulgar e “alastrar” o Chrome para Android. O navegador nativo do Android 4.0 será automaticamente sincronizado com seu Chrome, importando seus favoritos, sites visitados, mais visitados, etc.

navegador

Android Beam:

Usando da tecnologia NFC , ou comunicação por proximidade, você poderá compartilhar o que estiver na tela de seu telefone com algum amigo, chefe, parente,etc bastando juntar a parte traseira de ambos aparelhos. Na apresentação de ontem foi exemplificado essa funcionalidade passando as informações do Google Maps e também um site aberto de um telefone para outro.


Siri do Android? Ops, reconhecimento de Voz

Durante a apresentação foi mostrado o sistema de “reconhecimento de voz” do Android muito melhor “equipado” e funcionando aparentemente 100%, na apresentação foi falado algo como ” Mandar SMS para João, Ei joão acho que vou me atrasar tudo bem? :) ” sim, com o smile no final e é claro que o “negócio” funcionou 100% :)

Outra funcionalidade é a de digitação de texto por voz, ou DITADO como aquela sua professora chata de português falava na quarta série, você vai falando e o aparelho vai escrevendo, algo que é simplesmente genial não? Já imaginou para nós blogueiros como isso facilitaria nossa vida? Eu deitado na cama e somente “cantarolando” artigos para o Blog?

Voice Typing

O Android Ice Cream Sandwich provavelmente será liberado em setembro, porem a versão de desenvolvimento ( SDK ) já pode ser baixada que os desenvolvedores possam ir “praticando”, atualizando e migrando seus aplicativos para esse “novo mundo Android” faça o download aqui.

Espero que tenham gostado e caso eu tenha esquecido algo deixem nos comentários, para aqueles que querem assistir a apresentação na integra do Galaxy Nexus e do Android 4.0 ICS, veja o vídeo abaixo: