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Problemas com sua Operadora? Saiba como e onde reclamar.

Muita gente reclama da operadora. Já vimos muita gente contando fatos sobre chip clonado, contas absurdas, cobrança indevida, sinal ruim, queda na ligação,etc etc etc. Não adianta nada você entrar na página do Facebook da Tim, Vivo, Oi, etc e reclamar para eles, e em muitos casos também de nada adianta abrir uma reclamação no *XXXX da empresa.

Têm muita gente que recorre ao site reclameaqui.com.br e se vocês pesquisarem existem  milhares de reclamações de cada operadora no site. Existe até uma página dedicada a mostrar quais são as empresas líderes em reclamação no Pais (veja aqui) sendo a TIM campeã.

Muita gente desconhece que aqui no Brasil existe uma Agência regulamentadora das empresas de Telecomunicações, a ANATEL. Ela é a única que vai te ajudar, não adianta ir ao Procon, ou qualquer outro lugar. Vá direto à Anatel e com certeza seu problema será resolvido rapidamente.

Como fazer uma reclamação na ANATEL sobre as operadores de celulares:

1. Você deve antes de abrir um chamado na empresa ter o número do Protocolo da reclamação com sua operadora, isto é, ligue primeiro para o *XXXX da sua operadora, faça a reclamação, anote o número do protocolo e logo em seguida já ligue para a ANATEL.

2.  O operador que te atender irá perguntar: Você têm o número do protocolo? Passe para ele. Depois disso ele irá fazer um pequeno cadastro – nome,  endereço, telefone,etc.

3. Chegamos ao ponto da reclamação. Explique corretamente o que aconteceu, da maneira mais clara  possível. Depois disso o operador vai perguntar, você já pagou a conta? Essa pergunta é muito importante. Se a cobrança é indevida e você têm dinheiro, pague a conta. Falo isso por dois motivos: 1. Se você não pagar, mesmo eles estando errados eles podem cortar o serviço e também colocar seu nome no SPC / SERASA. 2. Toda cobrança indevida, por lei, deverá ser restituida EM DOBRO.

4. O operador vai perguntar para você um número de telefone para contato.Esse número não precisa ser necessáriamente o número reclamado, onde ocorreu o problema, passe o número de um celular que você duma ao lado. Em seguida ele vai perguntar se você deseja adicionar um telefone FIXO ao chamado, diga que NÃO!

5. O operador da ANATEL vai te passar um número de protocolo e você deverá guardar esse número.

É isso ai, sua reclamação já foi feita a empresa. Algumas observações e explicações sobre os passos:

1. Não passe um telefone fixo. As operadoras são malandras e vão ligar sempre em horarios que eles pensam não ter ninguem na casa. Caso eles liguem para você duas vezes e você não atenda o telefone eles podem fechar o chamado alegando que  não foi possível contactar o interessado no telefone.

2. Pague a conta. Quando a pessoa da sua operadora te ligar, ela vai contar uma historinha bem bonita e em 95% dos casos vai dizer que seu problema será resolvido e seu dinheiro será ressarcido em conta futura. Quando ela falar isso IMEDIATAMENTE você deverá falar, como já fiz o pagamento da conta quero o ressarcimento EM DOBRO como roga a lei. A operadora poderá tentar contestar e se ela se negar você pode falar para ela que não aceita a resolução do problema oferecido pela operadora. Imediatamente ela mudará a história e fará o ressarcimento em dobro.

3. A Anatel funciona basicamente como o Juizado de pequenas causas, voltado somente para a área de Telecomunicações – Operadoras de celulares, telefonia fixa e TV por assinatura. Para a empresa não é você que têm que provar que foi prejudicado e sim a empresa provar que você não foi. Entendeu a diferença? Quando você liga para a Tim, por exemplo, você precisa provar que não foi você quem fez aquela ligação la da PQPARIU para sei la quem, quando você reclama na ANATEL, a TIM tem que provar que você fez essa ligação.

Ah, Cassiano, será que isso funciona mesmo? Vou resumir uma novela que aconteceu comigo.

Plano Empresa, existente desde 1994 com a VIVO,gasto médio mensal nos ultimos 12 meses 1800,00 reais (10 linhas).

Liguei na operadora, pedi para habilitar o plano internacional promocional – 89,90 por 60 minutos de ligações internacionais originadas ou recebidas no exterior. Como o telefone em questão já estava em viagem não pude ver ou confirmar que foi enviado o número do protocolo para o telefone.

Passado um mês vem a fatura – 900 reais de ligações internacionais por 80 minutos de ligações. Fazendo as contas, o adicional que passar do pacote eles cobravam 1,5 o minuto, eu deveria pagar 119,90 pelo uso. Foi cobrado R$ 780,00 reais a mais do que deveriam.

Liguei no *XXX falei com o gestor da conta (plano empresa têm um gestor, somente ele resolve os problemas da empresa X), reclamei com ele, ele abriu um protocolo e disse, em até 5 dias úteis vamos entrar em contato para tentar resolver o problema.No quinto dia útil eles me ligam falando que não conseguiram identificar minha ligação para a empresa pedindo para habilitar o pacote promocional. Como eu não havia conversado com a pessoa que tinha usado o telefone eu não perguntei à se tinha recebido um SMS com o número do protocolo. A operadora pediu outros 5 dias para tentar localizar a ligação. Passado esse tempo todo, a conta já havia vencido e é claro havia sido paga, recebi um e-mail dizendo que meu pedido de contestação havia sido negado.

Sim, amigos, negado. Depois de 10 anos pagando a conta mensalmente eles negaram um pedido válido de contestação. Fui conversar com a pessoa que estava com o telefone, expliquei o ocorrido e ele me falou “Nossa na viagem ficava recebendo vários sms da Operadora falando sobre o pacote promocional,etc etc. Ai parei e pensei, eu não vou ligar la na Operadora e falar, ei achei o número do protocolo, tá aqui ohhhhhhh vocês têm que me devolver o dinheiro.

Ligamos para o representante da Operadora  e explicamos o ocorrido. A conversa durou 2  minutos. Ele me explicou como os passos de 1 à 5 que escrevi logo acima. Fiz tudo conforme ele falou e não é que 3 dias depois, as 9 horas da noite recebi uma ligação da Operadora:

Sr Cassiano, temos aqui uma reclamação de número XXXX feita na ANATEL sobre o problema BLALALALALALALALALALABLBLALBABLA, a empresa de vocês é nossa cliente há quase 20 anos então por isso vamos , na próxima fatura, dar um desconto promocional no valor de 780,90 ok? Posso fechar o protocolo da ANATEL e colocar como solucionado o problema? EU – Não senhora, como a conta já foi paga e a cobrança foi indevida vocês devem fazer esse “desconto promocional” em dobro. Ela ficou calada por 5s e respondeu, OK Sr , será feito como o senhor pediu.

Entenderam o X da questão? Sei que o texto foi longo, porem acho que poderá ajudar muita gente que esta, terá ou teve algum problema com as fantásticas (#NOT) operadoras de telefonia móvel no Brasil.

A ANATEL têm dois tipos de atendimento, você poderá fazer a reclamação diretamente no SITE ou por telefone. Faça por telefone.

Site da Anatel

Informações retiradas do site:

A Anatel disponibiliza diversos meios para consumidores e a sociedade em geral entrarem em contato para fazer reclamações sobre os serviços das empresas, propor sugestões e tecer críticas ou elogios sobre o Portal e sobre a atuação da Anatel

Telefone

A central de atendimento da Anatel funciona de segunda a sexta-feira, nos dias úteis, das 8h às 20h.

Ligue 1331 para registrar reclamações e denúncias contra operadoras, além sugestões ou pedidos de informações sobre a Anatel, inclusive sobre o nosso Portal.

Pessoas com deficiências auditivas devem ligar 1332 de qualquer telefone adaptado.

Internet

Utilize o serviço de auto-atendimento para registrar e acompanhar reclamações, denúncias, pedidos de informação, sugestões e elogios em relação às operadoras, à Agência e, inclusive, ao nosso Portal. O acesso ao sistema é feito mediante cadastramento do usuário. Antes de efetuar reclamação sobre os serviços de telecomunicações, no entanto, procure sua prestadora e tenha em mãos, ao entrar em contato com a Anatel, o protocolo de atendimento da empresa.

Atendimento pessoal

Em cada capital brasileira funciona uma Sala do Cidadão, espaço que tem como objetivo tornar mais interativo o relacionamento da Anatel com a sociedade, oferecendo facilidades para que o cidadão obtenha informações e documentos, registre reclamações, dê entrada em documentos e/ou acompanhe o andamento de processos protocolados na Agência.

Cada Sala conta com estrutura de atendimento para prestar informações, esclarecer dúvidas e ajudar os interessados na busca online de informações sobre o setor de telecomunicações. Conheça os endereços e os telefones de contato da sede da Agência e de suas representações estaduais.