Apple encerra a conta de desenvolvimento da Epic na Apple Store

A Apple encerrou a conta de desenvolvimento da Epic Games na sua App Store.

Este é o mais recente desenvolvimento na disputa entre as duas gigantes, que começou quando a Epic Games quebrou deliberadamente as políticas da Apple e inseriu um método directo de compra de micro-transacções em Fortnite, afirmando que se tratava de uma medida pró-consumidor pois conseguia vender V-Bucks a menor preço pois não dava dinheiro à Apple.

No entretanto, a Microsoft apresentou uma declaração de apoio à Epic Games para apelar ao tribunal que tivesse em especial consideração o papel do Unreal Engine para diversas outras companhias e a juíza assim decretou, a Apple não poderá impedir a Epic Games de apoiar o seu motor e afectar negativamente terceiras que o usam, mas Fortnite apenas regressará à App Store se cumprir com as políticas da Apple, quebradas pela Epic Games.

Agora, a Apple encerrou a conta de programadora iOS que concedeu à Epic Games e impede-a de apresentar novos jogos ou actualizar os que já lançou. Provavelmente é uma reacção ao facto da Epic Games ter inserido a skin Apple Tart Tycoon vista na campanha #FreeFortnite que está a levar a cabo contra a Apple dentro do jogo.

“Lamentamos ter de encerrar a conta da Epic Games na App Store,” disse um representante da Apple ao Bloomberg. “Trabalhamos com a equipa na Epic Games durante muitos anos nos seus lançamentos.”

“O tribunal recomendou à Epic cumprir com as normas da App Store enquanto o caso deles segue em frente, normas que seguiram durante a última década até criarem esta situação. A Epic recusou. Ao invés disso, submeteram repetidamente actualizações a Fortnite desenhadas para violar as normas da App Store. Isto não é justo para todos os outros criadores na App Store e está a colocar os clientes no meio da sua luta.”

“Estamos conseguirmos trabalhar novamente no futuro, mas infelizmente, isso não é possível.”

Isto significa que após Fortnite ter sido removido da loja digital para iOS, o jogo já não estará mais disponível mesmo para quem fez download dele anteriormente ou qualquer outro jogo da Epic Games. Além disso, o jogo não receberá mais actualizações.

Isto não afecta a capacidade da Epic Games em apoiar e actualizar o Unreal Engine para iOS e está dentro do que foi decretado pelo tribunal.

Fonte: EuroGamer