Microsoft traz popular recurso do iOS para o Windows 10 em update do Insider Preview

A Microsoft está se preparando para levar um popular recurso do iOS para o Windows 10. Usuários do programa Insider Preview já podem testar a novidade, que permite mover o cursor de texto livremente quando se segura o dedo na barra de espaço usando os controles por toque.
Claro que, como seria de se esperar, uma novidade vinda do iOS seria especialmente útil para quem usa os recursos do display sensível ao toque. No vídeo abaixo, do pessoal do Bleeping Computer, dá pra ver bem como o recurso funciona no iPhone. Basta segurar a barra de espaço e você pode arrastar o dedo pelo texto para melhor posicionar onde quer colocar o seu cursor. Isso é especialmente útil quando estamos controlando uma tela pequena com os dedos e queremos acertar uma posição exata para editar o texto.
Na versão desktop do Windows este problema não existe porque o cursor do mouse está sempre na tela. Ao mover a seta sobre um texto editável, ela automaticamente vira o cursor de texto e você pode clicar onde quiser para editar.
Mas, pensando no pessoal que usa o Windows 10 em telas sensíveis ao toque – como em notebooks híbridos, por exemplo – a Microsoft incorporou o recurso, que aparece primeiro na build 20206 do sistema operacional.
Essa build, por enquanto, está disponível apensa para os usuários do programa Insider Preview, mas isso significa que o recurso está em fase de testes e deve ser disponibilizado para todos em breve, na forma de atualizações automáticas no futuro.

E claro que o recurso não chega pensando apenas em notebooks híbridos que podem ser usados como tablet. Qualquer nova função para o Windows 10 que facilite o uso para controles por toque pode ser também uma importante adição para o sumindo Windows 10X, que segue sendo desenvolvido “discretamente” pela Microsoft para dispositivos futuros.

Fonte: Bleeping Computer

Fonte: MundoConectado