Google anuncia Orion WiFi para impulsionar cobertura mobile em lugares públicos

A Google anunciou uma nova plataforma chamada Orion Wifi que promete impulsionar o uso de redes públicas de Wi-Fi nos smartphones. Com a novidade, locais com redes abertas como supermercados, consultórios ou lojas poderiam vender capacidades Wi-Fi para operadoras de celular, o que beneficiaria usuários que estão no local. O Orion WiFi é um projeto da Area 120, uma divisão da Google que incentiva a produção de novos produtos, ou seja, uma incubadora de projetos dos funcionários da empresa.
“Conforme você entra no supermercado, o Orion Wifi ajuda a rede local a informar a operadora sobre seu preço e qualidade. Se a operadora decidir que a conexão é boa o suficiente, conectaremos você automaticamente. Se a qualidade for muito baixa, não o faremos. Quando você está conectado, o tráfego da Internet flui pela rede Wi-Fi como se você tivesse se conectado diretamente ao Wi-Fi; O Orion não pode acessar o tráfego da Internet dos usuários.”
– Google em seu Blog sobre o Orion WiFi”Conforme você entra no supermercado, o Orion Wifi ajuda a rede local a informar a operadora sobre seu preço e qualidade. Se a operadora decidir que a conexão é boa o suficiente, conectaremos você automaticamente. Se a qualidade for muito baixa, não o faremos. Quando você está conectado, o tráfego da Internet flui pela rede Wi-Fi como se você tivesse se conectado diretamente ao Wi-Fi; O Orion não pode acessar o tráfego da Internet dos usuários.”
– Google em seu Blog sobre o Orion WiFi

Basicamente, o objetivo dessa nova ferramenta é garantir que a conectividade mobile do usuário seja boa, sendo indicada para locais que desejam oferecer uma  capacidade de Wi-Fi de qualidade. De acordo com a Google, será mais fácil conectar-se ao Orion Wifi do que ao Wi-Fi público, que muitas vezes oferece uma conexão instável ou até mesmo com acessos restritos. Ou seja, o cliente irá usar a rede de dados da operadora ao invés da rede pública, que promete ser impulsionada pela conexão local.
De acordo com a Google, o Orion Wifi só conectará você a uma rede se a conexão for boa. No que diz respeito à segurança, a empresa garante que quando você está conectado ao Orion Wifi, ela não irá monitorar o tráfego do usuário na Internet, oferecendo mais privacidade.
A Google está lançando o Orion Wifi em locais públicos nos Estados Unidos para testes iniciais. A companhia disse que não há custos ou obrigações envolvidas por parte de locais que quiserem se inscrever para usar o serviço. Os locais interessados devem acessar a página da Web do Orion Wifi para solicitar a ferramenta.
Os consumidores poderão acessar o Orion Wifi por meio de suas operadoras de celular. Google Fi e Republic Wireless serão as primeiras operadoras a fornecer a nova tecnologia, podendo chegar para outras em breve. A Google também está trabalhando com a Wireless Broadband Alliance no padrão OpenRoaming para tornar o roaming Wi-Fi mais forte.
Continua após a publicidade

Via: Google Blog, 9to5Google

Fonte: MundoConectado