Google lança versão final do Android 11 com suporte para gravação de tela

A Google finalmente lançou a versão final estável do sistema operacional Android 11, após quase quatro meses de testes beta. Para quem já estava no programa de prévia do sistema, a grande novidade que essa versão traz é a presença de um gravador de tela incorporado no SO.

Anteriormente, a versão de testes do sistema operacional já trazia recursos como as bolhas de mensagem, notificações de conversas agrupadas e controles do dispositivo. Mas nenhuma delas ainda havia implementado o gravador de tela incorporado ao sistema – algo inédito no Android.
Isso é algo que a Google demorou para implementar no seu software, já que o iOS oferece essa opção de maneira nativa. Enquanto isso, a Samsung, a LG e a OnePlus estão entre as fabricantes que integraram a ferramenta de captura nas suas customizações do Android.
No momento, o Android 11 está disponível para os celulares da linha Pixel e das marcas OnePlus, Xiaomi, Oppo e Realme. Segundo a Google, o sistema operacional será enviado para mais parceiros e seus dispositivos nos próximos meses.
Fonte: Google
Quem possui celulares compatíveis deverá ver em breve uma notificação explicando que o seu update está pronto, seguido de um download de 1,72 GB quando você aceitá-lo. De acordo com o site Engadget, o Android 11 traz algumas novas ferramentas – como as já citadas aqui neste texto – mas não resulta em grandes mudanças para o funcionamento do sistema.
Uma das principais novidades é a implementação da central de controle, que permite apertar e segurar o botão de ligar para acessar um novo menu. A partir dali, você encontrará um novo menu que permitirá controlar dispositivos, de maneira similar ao que se faz com o aplicativo do Google Home.

Via: Engadget, Tech Crunch

Fonte: MundoConectado