App MIUI Health monitora a frequência cardíaca com câmera e flash do celular

O aplicativo MIUI Health, lançado em 2019 para o sistema desenvolvido pela Xiaomi, ganhou um novo recurso de monitoramento de frequência cardíaca. A versão 2.7.4 adiciona a novidade ao rastreamento de passos com suporte para corrida, ciclismo e escalada, monitoramento do sono por meio dos movimentos e ronco do usuário e rastreamento do ciclo menstrual.
Até alguns anos atrás, a Samsung costumava fornecer sensores de frequência cardíaca em seus smartphones principais. Mas com o aumento de fitness trackers e smartwatches no mercado, a empresa parou de incluí-los. Outro motivo para deixar de oferecer o recurso é economizar espaço para alguns outros componentes.

Por outro lado, a Xiaomi agora implementou o monitoramento da frequência cardíaca em seu aplicativo MIUI Health sem depender de um sensor dedicado. O aplicativo usa a câmera do telefone e o flash LED para medir a frequência cardíaca.
A versão 2.7.4 do MIUI Health e o novo recurso de monitoramento de frequência cardíaca foram compartilhados pela primeira vez por um canal do Telegram chamado @MiuiSystemUpdates, de acordo com o site XDA Developers.
De acordo com as capturas de tela e um vídeo compartilhado pelo canal, para medir sua frequência cardíaca, os usuários terão que bloquear a câmera e o flash LED de seus telefones com um dos dedos até que a barra de progresso seja preenchida.
Em seguida, deverão selecionar o seu estado atual em uma janela pop-up, que inclui opções como Status Geral, Estado de repouso e Após o Exercício. Essa seleção é importante para avaliar se há algo errado ou se aquela frequência é comum para o estado no qual você se encontra. Dê uma olhada no vídeo abaixo.

Assim como no aplicativo Mi Fit, os usuários terão acesso a um painel que mostra o histórico de suas medições de frequência cardíaca. Dito isso, ainda não há certeza do quão precisas essas leituras serão.
O aplicativo MIUI Health foi inicialmente limitado à versão chinesa do MIUI 12. Mas agora também está disponível em outras compilações regionais do software para alguns determinados dispositivos.Fonte: GizmoChina

Fonte: MundoConectado