Huawei anuncia EMUI 11 com melhorias no visual e novos recursos

A Huawei anunciou a EMUI 11, versão mais recente da interface personalizada para o Android, durante sua conferência para desenvolvedores, realizada de hoje até 12 de setembro. Embora não seja baseada no Android 11, a nova versão da interface traz diversas novidades para os usuários como mudanças no visual, novas animações, novos recursos e otimizações. O anúncio foi confirmado pela Huawei em sua conta no Twitter:

Uma das mudanças mais notáveis na EMUI 11 são as funcionalidades com foco no uso de várias janelas e tela dividida. Ambas são agora colocadas no centro para que o usuário possa se familiarizar mais com os recursos em vez de colocá-los em algum lugar nos menus.
Agora há um gesto dedicado para exibir a barra lateral Smart Multi-Window. Você pode invocá-la em qualquer aplicativo ou menu. Uma pequena janela lateral será exibida com seus aplicativos favoritos e com um único gesto de arrastar e soltar você pode iniciar multitarefas. As janelas também podem ser redimensionadas.
Reprodução/GSMArena
A tela always-on também recebeu algumas novas opções de personalização, como novos estilos e animações. Escolher uma imagem da sua galeria também é uma opção e o sistema irá convertê-la para uma paleta de cores apropriada:
Reprodução/GSMArena
As animações ao navegar pelos menus foram otimizadas para telas com taxas de atualização mais altas. A Huawei diz que passou muitas horas pesquisando sobre como o usuário percebe animações de transição e onde seus olhos geralmente se focam na tela enquanto navegam. Usando os dados obtidos com sua pesquisa, a empresa otimizou as animações para parecerem ainda mais suaves e mais rápidas.
Reprodução/GSMArena

‘Multi-screen collaboration 3.0’ agora é parte da EMUI 11 e permite que você execute até três aplicativos para Android em seu PC após sincronizar seu smartphone Huawei com o MateBook. Isso é similar ao que a Samsung e a Microsoft fazem com o aplicativo Seu Telefone no Windows 10.
Reprodução/GSMArena
A nova interface também introduz pequenas melhorias nos aplicativos do sistema e na forma como ele lida com permissões. Um exemplo seria a notificação de permissão na barra de status – se um aplicativo em primeiro plano estiver usando seu microfone, GPS ou câmera, um ícone de barra de status irá avisá-lo.
A EMUI 11 virá pré-instalada em todos os novos smartphones da Huawei lançados a partir de agora. Ela também será disponibilizada para os smartphones das linhas Huawei P40 e Huawei Mate 30 em breve. A versão baseada no Android 11 deve demorar um pouco mais para chegar por causa das restrições impostas à Huawei pelos Estados Unidos. Como a empresa chinesa não teve cesso antecipado ao código-fonte do Android 11, ela só obteve a nova versão há poucos dias, já que a Google lançou oficialmente o Android 11 no último dia 8 de setembro.
Fonte: GSMArena

Fonte: MundoConectado