Google anuncia Android 11 Go Edition para celulares de entrada

Depois de iniciar a distribuição global do Android 11 para smartphones da linha Pixel e de fabricantes como Xiaomi, OnePlus, Oppo e Realme, a Google anunciou para o próximo mês o lançamento do Android 11 Go Edition, versão do sistema operacional desenvolvida para aparelhos menos potentes, com até 2 GB de memória RAM. Além de trazer maior fluidez ao sistema como um todo, o update introduz uma série de recursos da versão completa do OS.
Segundo a empresa, a nova atualização permitirá aos smartphones abrir aplicativos até 20% mais rapidamente em comparação com a versão anterior do software. Além disso, com o suporte para celulares de 2 GB de RAM (antes limitado a 1,5 GB), os usuários terão agora um espaço livre adicional de 270 MB, o suficiente para executar “mais três ou quatro aplicativos em segundo plano”, de acordo com a Google.

Com relação às novidades do Android 11 completo, serão trazidas uma nova central de notificações renovada, específica para os apps de conversas como WhatsApp para facilitar o gerenciamento das mensagens, e maior controle sobre as opções de privacidade. Será possível escolher como e quando os dados do dispositivo serão compartilhados, e conceder permissões únicas para aplicativos que solicitem acesso ao microfone, localização ou à câmera.
Questionada sobre quais smartphones receberão a atualização, a Google não foi muito clara
Também haverá suporte para navegação baseada em gestos, através da qual é possível ir para a tela inicial, navegar para trás e alternar entre aplicativos simples deslizamentos na tela.

Questionada pelo site XDA Developers sobre quais smartphones receberão a atualização, a Google não foi muito clara. Disse apenas que o Android Go Edition chegará a todos os dispositivos Android com até 2 GB de RAM a partir do próximo mês. Não foram mencionados os pré-requisitos, nem quais aparelhos serão elegíveis para o update.

Via: XDA Developers

Fonte: MundoConectado