Como usar um emulador de PS2 no PC (2020)

Está afim de ter aquela nostalgia com os melhores jogos de PlayStation 2 mas que não foram lançados para PC? Não se preocupe, hoje iremos ensinar vocês como emular estes jogos e se caso o seu PC seja forte o suficiente, até joga-los em resoluções muito mais altas, como Full HD ou até em 4K.
Lembrando que a performance de cada jogo irá variar um pouquinho e o que mais irá influenciar na resolução e quantidade de FPS que você verá será o seu PC, então quanto mais poder de processamento ele tiver, melhor!
O que é e como funciona um emulador de jogos?
Xbox Series X e Xbox Series S são mostrados ao vivo em unboxing

Como emular o PS2 (PlayStation 2) no PC
Então vamos ao nosso tutorial de como emular o PlayStation 2 em seu PC, alguns programas e arquivos serão necessários para você poder fazer a emulação, irei seguir passo a passo apresentando cada programa para ficar mais simples para você!
1 – Baixe o PCSX2
O primeiro passo para fazer a emulação do PS2 em seu PC é baixar o PCSX2, ele é provavelmente o emulador de jogos do console mais famoso atualmente e também o mais confiável. Você provavelmente rodará qualquer jogo do console por este emulador.
Download PCSX2
Este tutorial será feito no Windows 10, mas você também pode rodar este mesmo emulador tanto em Linux quanto em MacOS, porém os passos serão diferentes (logicamente), então já deixo vocês avisados.
2 – Baixe a BIOS do PS2
Este passo é extremamente importante, sem essa BIOS você não conseguirá rodar nenhum game pelo emulador. Você pode baixar a BIOS em vários sites pois é fácil de encontrar, mas caso você não esteja seguro de onde baixar, vou deixar o link abaixo de onde fizemos o nosso download.
Downlaod PS2 Bios
3 – Instale o PCSX2
Para instalar é bem simples, basta abrir o executável que você baixou na primeira etapa e instalar, note que é possível escolher o local de instalação, eu por exemplo decidi instalar no meu Disco Local D porque é mais fácil de chegar lá quando for necessário.

Instale o programa no local desejado
Crie a pasta bios dentro da pasta de instalação
Para fazer isso é bem simples, basta acessar o local de instalação do PCSX2 no seu PC e dentro da pasta principal criar uma basta chamada “bios” (sem aspas), assim como está na imagem abaixo. O local padrão de instalação é em C:Program FilesPCSX2.

Crie a pasta bios

Após criar a pista, mova a BIOS do PS2 que você baixou na segunda etapa deste tutorial para dentro da pasta, no meu caso estou usando a bios scph10000.bin. Deve ficar algo similar a imagem abaixo.

Coloque o arquivo Bios baixado dentro da pasta criada
4 – Inicie e configure o PCSX2
A próxima etapa é abrir o emulador e fazer algumas configurações que são necessárias na primeira inicialização do programa, são coisas simples mas que precisam ser feitas de forma correta para que tudo funcione perfeitamente. Na primeira aba só é necessário selecionar Next.

Inicie o programa e clique em Next
Já na segunda página de configuração iremos fazer uma alteração na primeira opção que é GS. Caso você tenha um processador mais recente – da linha AMD Ryzen 2000 ou Intel Core 8000 pra cima – você deve selecionar a terceira opção, SSE4. Caso você tenha um processador que tenha sido lançado antes destes dois modelos, selecione a opção SSE2.

Selecione SSE2 ou SSE4 dependendo do seu processador
Na terceira aba é necessário escolher onde colocamos a nossa BIOS, como você deve lembrar, nós colocamos ela no local de instalação do programa, então desmarque a opção circulada abaixo e selecione a pasta bios na instalação do PCSX2.

Desmarque a opção e selecione a pasta bios no local de instalação do PCSX2
Após selecionar o local da BIOS, a mesma deve aparecer como mostra na imagem acima e aí é só clicar em Finish!
Após essas etapas, o emulador já está configurado e deve rodar tranquilamente a grande maioria dos jogos. Agora caso seu computador não seja muito potente ou você tenha algum problema rodando alguns jogos vamos ir as configurações que podem ajudar a resolver estes problemas. Vá na aba principal do programa e selecione Config > Emulation Settings.

Vá em Config > Emulation Settings
Após ir em Emulation Settings, veja que há a opção Presets na parte inferior da janela, e é ali que você deve corrigir a grande maioria dos seus problemas. Por padrão o emulador já vem em Safe que é a configuração mais balanceada de todas, mas caso você tenha algum problema ao rodar algum jogo com pouco FPS, selecione Balanced ou Aggressive, basta deslizar a setinha para a direita em 1 ou 2 degraus.

Quanto mais próximo do Safe, melhor, quanto mais a direita, mais performance (e bugs)
5 – Jogue!
Para começar a jogar é bem simples, vamos primeiro na aba CDVD > ISO Selector > Browse. Aí uma nova janela irá abrir e nela você deve encontrar o arquivo .iso que é o jogo que você baixou, basta selecionar o jogo.

Primeiro selecione o jogo
Após selecionar o jogo que você deseja iniciar (lembre-se de sempre repetir este processo quando for selecionar um jogo diferente), você irá clicar em System > Boot ISO (Fast). Selecionem Fast para poderem ir direto para o jogo, se selecionar Boot ISO (Full) o emulador irá passar pela Bios primeiro.

Selecione a opção Boot ISO (Fast)
E é isso, seu emulador está completamente pronto e configurado para rodar os jogos compatíveis com PS2, é só baixar as ISOs dos jogos que você deseja jogar e aproveitar a nostalgia que títulos como Midnight Club 3 e Black (exclusivos de PS2) irão trazer.

Black rodando no emulador de PS2
Se você ficou com alguma dúvida, comente abaixo, iremos responder tudo que for possível!

Fonte: OficinaDaNet