Huawei EMUI 11 terá elementos do Android 11 e permitirá update para Harmony OS

A mais nova interface customizada da Huawei para smartphones, a EMUI 11, vai incorporar elementos e recursos do Android 11 e permitirá uma atualização para o Harmony OS da própria fabricante. Apesar disso, a base para a nova interface dos smartphones da empresa será o Android 10, o que é bem diferente do que especialistas e usuários estavam esperando.

Isso porque, depois da EMUI 5, a Huawei mudou a nomenclatura do seu sistema para combinar com a versão do Android. Com isso, a EMUI 8 foi baseada no Android 8 Oreo, enquanto a EMUI 9 usava como base o Android 9 Pie.
Como você já pode ter imaginado, a EMUI 10 também tinha como ponto de partida o sistema da Google de versão equivalente, no caso o Android 10. Como aponta o site XDA Developers, as coisas estão muito difíceis para a Huawei desde a metade de 2019, quando começaram os embargos por parte do governo dos Estados Unidos.
O lado positivo é que representantes da fabricante chinesa já confirmaram que a empresa vai começar a adicionar alguns dos novos recursos do Android 11 para atualizações futuras da EMUI 11.
Fonte: XDA Developers
Um porta-voz da Huawei já confirmou para o site Android Authority que, depois que o Android 11 se tornar oficialmente de código aberto, a empresa vai começar a selecionar recursos específicos do sistema para implementar na sua interface customizada.
Ele ainda falou que, por causa das restrições comerciais dos Estados Unidos, a Huawei não teve acesso ao código-fonte do Android 11 até a semana passada. Ou seja, a nova base da EMUI só começou a ser construída há pouquíssimo tempo. Esse processo deverá levar meses, o que explica a decisão da Huawei de colocar recursos específicos do Android 11 usando o Android 10 como base na EMUI 11.
A fabricante chinesa fez o anúncio durante a Huawei Developer Conference, evento que ainda serviu como palco do anúncio do Harmony OS 2.0. Essa é a versão mais recente do sistema operacional da própria empresa, que deverá passar a ser incluso em smartphones em 2021. Ainda de acordo com os executivos da Huawei, os aparelhos rodando EMUI 11 poderão fazer update para o Harmony OS.

Via: XDA Developers

Fonte: MundoConectado