Oficial: TikTok não será vendido à Microsoft mas terá novo dono

A Microsoft não vai ser a dona do TikTok. A ByteDance, a empresa controladora da rede social, rejeitou a oferta da empresa por trás do Windows. No entanto, o grupo controlador da TikTok têm mais interesse em fazer negócio com outro grande grupo, a Oracle.
Num comunicado à imprensa, a Microsoft afirma :
A ByteDance informou-nos hoje que não venderá os negócios do TikTok nos Estados Unidos para a Microsoft. Estamos confiantes de que a nossa proposta teria sido boa para os utilizadores do TikTok, ao mesmo tempo que protegia os interesses da segurança nacional. Para fazer isso, teríamos feito alterações significativas para garantir que o serviço atenda aos mais altos padrões de segurança, privacidade, protecção online e anti-desinformação, e deixamos isso claro desde o princípios da nossa declaração de Agosto. Estamos ansiosos para ver como o serviço evolui nessas áreas importantes.
Essa tomada de controlo das actividades americanas da TikTok é provocada pelo governo de Donald Trump, que acusa a rede social, de origem chinesa, de transferir dados de utilizadores para a China. Donald Trump forçou a implementação de uma venda da filial americana da TikTok para uma empresa local. O presidente dos EUA também disse que irá banir a aplicação nos Estados Unidos caso a mesma não mude de mãos.

TikTok pode chegar às mãos da Oracle
Outro grupo que está interessado no TikTok é a Oracle. E segundo está a ser revelado pelo Wall Street Journal, a Oracle está prestes a ser nomeada como o “parceiro de tecnologia confiável” do TikTok nos Estados Unidos. Mas a venda directa não está na ordem do dia.
Anteriormente, a Oracle já teve colaborações com o governo dos EUA, tornando a sua parceria com a TikTok um movimento estratégico em meio ao conflito entre os Estados Unidos e a China, numa boa solução.

 

Fonte: Noticias e Tecnologia