Como funcionará o recurso de áudio espacial dos AirPods Pro no iOS 14

Uma das novas funcionalidades do iOS 14 é a implementação do áudio espacial nos AirPods Pro. Entenda o que é e como funciona. Na tarde desta segunda (14), toda a linha de AirPods ganhou uma atualização de firmware (versão 3A283) que adiciona algumas funções que aparecerão no iOS 14. Confira o que muda na experiência do usuário com a nova funcionalidade.

Áudio espacial dos AirPods Pro A nova funcionalidade de som espacial no iOS 14 é exclusiva para os AirPods Pro. Este recurso traz para os fones de ouvido uma experiência de som semelhante a de salas de cinema. Ele usa o rastreamento dinâmico da cabeça para criar um som envolvente e emersivo, aplicando filtros de áudio direcionais e ajustando sutilmente as frequências que cada ouvido recebe. O áudio espacial usa o giroscópio e o acelerômetro dos ‌AirPods Pro‌ e do iPhone/iPad para rastrear o movimento de sua cabeça e a posição de seu ‌aparelho, comparando os dados de movimento e, em seguida, remapeando o campo sonoro para que fique ancorado em seu dispositivo mesmo quando sua cabeça se move. Vamos a um exemplo. Quando você usa fones de ouvido normais e está vendo um filme no iPad, ao girar a sua cabeça o som move-se com ela. Não há a referência de onde o som vem. Já com a função de Áudio Espacial ativada, quando você gira a cabeça terá a sensação de que o som está vindo da mesma direção do iPad. https://blogdoiphone.com/wp-content/uploads/2020/09/spacial.mp4   Quem já testou, achou sensacional a experiência: Acabei de testar o áudio espacial no meu iPad . Muito legal! A ilusão do áudio vindo do ‌iPad‌ é tão convincente que eu realmente pensei a princípio que o som vinha dos alto-falantes do ‌iPad‌. Tive que tirar um AirPod do meu ouvido para confirmar que eu estava realmente ouvindo dos próprios ‌AirPods‌. Conteúdos compatíveis Tem um porém nessa mágica toda: ela só funciona em conteúdos compatíveis. Ou seja, se você assistir a um vídeo da Netflix que não suporte a função, nada irá acontecer. Em um primeiro momento, é possível testar o recurso com vídeos da Apple TV+.

Como ativar o Áudio Espacial dos AirPods Pro Para ativar a função no iPhone ou iPad, é preciso fazer manualmente, pois não vem habilitada por padrão. Você pode ativar nos Ajustes, mas a maneira mais prática é usar a Central de Controle, tocando por 2 segundos o botão de volume. O botão na parte de baixo permite ativar a função. Lembrando que este botão só irá aparecer quando os AirPods Pro estiverem pareados com o aparelho. Leia também: ➽ iOS 14 permite desligar sugestões de contatos em compartilhamentos Leia mais sobre:AirPods áudio iOS 14

Fonte: BlogDoiPhone