YouTube Shorts: Google lança oficialmente o seu concorrente para o TikTok

Já não é a primeira vez que falamos nele, e já tínhamos falado aqui que o YouTube Shorts estava a ser preparado, e agora foi oficialmente anunciado, e lançado. A aplicação permite a gravação de vídeos com até 15 segundos, e com várias ferramentas de criação. Se conhece o TikTok, então este é uma cópia desse serviço.
É possível gravar um vídeo e adicionar música a esse vídeo, que estão disponíveis numa base de dados gigantesca, já que ele conta actualmente com mais 100.000 canções, e o YouTube diz que está a fazer o que é necessário para aumentar esse numero.
Assim que o vídeo for filmado (e editado conforme apropriado), o autor pode publicar o mesmo, e o seu vídeo estará acessível directamente no ecrã inicial do YouTube. Um espaço dedicado ao Shorts está disponível na aplicação.

YouTube Shorts oficialmente anunciado
O YouTube claramente quer atrair os utilizadores que estão no TikTok (tal como o Instagram com o seu Reels). O serviço diz que tem dois biliões de utilizadores em todo o mundo, e isso representa uma oportunidade de construir uma audiência com com esta nova funcionalidade. E tal como no TikTok, os Shorts são muito voltados para dispositivos móveis.
Infelizmente, o YouTube Shorts actualmente está apenas disponível em forma de versão beta, na Índia, e directamente na aplicação do YouTube para smartphone. O serviço de vídeo ainda não diz quando estará disponível em outros mercados, nomeadamente em Portugal, mas não prevejo que isso aconteça antes de 2021.

Fonte: Noticias e Tecnologia