Microsoft lança ferramentas para melhorar sites em aparelhos dobráveis e de duas telas

A Microsoft quer incentivar cada vez mais o uso de dispositivos dobráveis e com telas duplas. Pra isso, a empresa não tem somente um novo produto, o Surface Duo, mas também resolveu oferecer ferramentas para serviços de terceiros também melhorarem sua usabilidade neles. É o caso de duas novas Web APIs que a empresa divulgou, que são recursos para a construção de sites que vão permitir aproveitar melhor a presença num dispositivo dobrável ou com duas telas mais facilmente.
Dispositivos com duas telas e dobráveis são, de certo modo, semelhantes na sua usabilidade ao navegar pela web. Eles oferecem uma área de tela com uma apresentação diferente que pode ser otimizada de maneira específica nos sites. Atualmente, os sistemas de aparelhos como o Surface Duo e Galaxy Z Fold 2 trabalham para ajustar a exibição dos sites às suas telas da melhor maneira possível, mas agora a Microsoft disponibilizou um recurso de mídia CSS e uma API de organização de janelas de JavaScript que deve ajudar desenvolvedores de sites a deixarem suas páginas mais amigáveis a esse tipo de dispositivo.
É uma ideia parecida com o que já acontece em quase todo site da internet em relação a PCs desktop e dispositivos móveis. A página detecta automaticamente a plataforma e se ajusta para mostrar a versão que melhor combina com a experiência do aparelho que o usuário está usando para acessar. A ideia da Microsoft é oferecer mais ferramentas para programadores passarem a fazer o mesmo com dispositivos de duas telas e dobráveis, que seriam automaticamente reconhecidos para aproveitar melhor a área de display oferecida desse jeito diferenciado.

 

O futuro de dispositivos dobráveis e de duas telas ainda é um tanto incerto. Fabricantes têm investido nessas soluções diferenciadas, mas elas ainda podem ser consideradas como produtos de “nicho”. A Microsoft, no entanto, parece bem disposta a investir na área, disponibilizando não apenas essas novas APIs, mas também trabalhando numa versão do Windows 10 voltada especialmente para esse tipo de dispositivo, o Windows 10X.Fonte: XDA-Developers

Fonte: MundoConectado