Qualcomm anuncia distribuição do acelerador Cloud AI 100 e kit de desenvolvedor Edge

A Qualcomm está iniciando a distribuição do Qualcomm Cloud AI 100 e seu Kit de desenvolvedor Edge
Eles são usados como aceleradores de Inteligência Artificial, em níveis empresariais
A empresa disse que vai atender apenas clientes selecionados
Ainda não há uma data correta de envio e não foi mencionado qual será o seu preçoA Qualcomm Technologies acaba de anunciar o Qualcomm Cloud AI 100 e seu Kit de desenvolvedor Edge vão começar a ser distribuídos. O dispositivo é um acelerador de inferência de IA de alto desempenho, e será enviado para clientes selecionados ao redor de todo o mundo. Eles são voltados para usos profissionais, como em data centers, cloud edge, infraestrutura 5G, entre outras aplicações.
Site da Qualcomm
O Qualcomm Cloud AI 100 usa processamento de sinal avançado e eficiência de energia de ponta para oferecer suporte a soluções de IA para vários ambientes. Isso inclui, como já mencionados, clientes com alta demanda de processamento e armazenamento. A empresa menciona que o seu acelerador foi projetado para aplicativos de ponta, oferecendo uma solução de sistema completa para processamento de IA de até 24 fluxos de vídeo 1080p simultâneos, com conectividade 5G.
“A Qualcomm Technologies está bem posicionada para oferecer suporte a soluções completas de IA de alto desempenho de ponta para nuvem, que lideram o setor em desempenho por watt. Qualcomm Cloud AI 100 já está sendo distribuído para clientes selecionados em todo o mundo e esperamos ver o lançamento de produtos comerciais no primeiro semestre de 2021.”
– Keith Kressin, vice-presidente sênior e gerente geral de computação e nuvem de ponta da Qualcomm Technologies”A Qualcomm Technologies está bem posicionada para oferecer suporte a soluções completas de IA de alto desempenho de ponta para nuvem, que lideram o setor em desempenho por watt. Qualcomm Cloud AI 100 já está sendo distribuído para clientes selecionados em todo o mundo e esperamos ver o lançamento de produtos comerciais no primeiro semestre de 2021.”
– Keith Kressin, vice-presidente sênior e gerente geral de computação e nuvem de ponta da Qualcomm Technologies
A Qualcomm procurou desenvolver um produto que pudesse dar conta de diferentes demandas. Para isso, o acelerador possui capacidade para processar até 400 trilhões de operações por segundo (TOPS). Além disso, também oferece suporte a vários fatores de forma com perfis de potência de nível de placa, que podem variar de 15 W a 75 W.
A empresa explica que o Qualcomm Cloud AI 100 Edge é alimentado por três componentes modulares da Qualcomm:
Qualcomm Cloud AI 100 – Para processamento de inferência de IA de baixa potência e alto desempenho
Plataforma modular Qualcomm Snapdragon 865 – Para processamento de aplicativos e vídeo
Módulo de sistema Snapdragon X55 ModemRF – conectividade 5G em um módulo pré-certificado que oferece suporte de operadora global

 

Para simplificar o uso do sistema a Qualcomm desenvolveu softwares e aplicativos, que auxiliam no uso das ferramentas. Eles fazem parte do chamado “kit de desenvolvedor Edge”, que incluem o SDK, compilador e simulador, APIs, drivers de kernel, ferramentas e outras opções. A empresa diz que o desenvolvimento dos sistemas foi pensado para que ele se adeque aos mais diferentes ambientes e necessidades.
Não houve um anúncio sobre o valor que eles irão custar e nem quando vão começar a ser distribuídos. Como mencionado logo no início, o acelerador não vai estar disponível para todos os países, mas sim para alguns mercados selecionados que também não foram confirmados.Via: TechPowerUp

Fonte: MundoConectado