Qualcomm faz primeira chamada comercial de dados 5G em mmWave

A Qualcomm Technologies, em parceria com U.S. Cellular e Ericsson, anunciou que concluiu com sucesso a primeira chamada de dados 5G NR millimeter Wave (mmWave) de alcance estendido nos EUA, em uma rede comercial. A chamada de dados foi concluída na cidade de Janesville, Wisconsin, em uma distância de mais de 5 km com velocidades maiores a 100 Mbps.
Chamada provou que é possível usar ondas milimétricas em longas distâncias
O marco alcançado pelas empresas redefine a percepção do espectro 5G mmWave como uma tecnologia de implantação apenas urbana ou de alta densidade e oferece novas oportunidades de usar a infraestrutura atual para uma cobertura 5G mais ampla. A conquista da chamada comercial de longo alcance também será “a porta de entrada” para novos casos de uso, que trarão benefícios 5G para residências e empresas em todos os lugares, de comunidades urbanas às rurais.
Dispositivos mmWave 5G com tecnologia Qualcomm Snapdragon podem fornecer 5G 4x mais rápido
Por exemplo, as instalações de Acesso Fixo Sem Fio (FWA) podem fornecer uma maneira econômica de fornecer velocidades de internet semelhantes à fibra sem fio em mmWave para instituições como escolas, hospitais e prefeituras, e para lidar com alguns dos desafios da “última milha” em áreas rurais. O FWA fornece a largura de banda necessária para suportar serviços de streaming de alta definição que podem melhorar experiências como educação remota e assistência médica remota em ambientes suburbanos e rurais.
Detalhes técnicos
O marco foi alcançado aplicando software de alcance estendido ao hardware comercial da Ericsson – incluindo AIR5121 e Baseband 6630 – e um dispositivo 5G CPE alimentado pelo sistema Snapdragon X55 5G Modem-RF com o módulo de antena Qualcomm QTM527 mmWave.
“Com a introdução do módulo de antena Qualcomm QTM527 mmWave como parte do sistema Qualcomm Snapdragon ™ X55 5G Modem-RF, estamos capacitando as operadoras e OEMs a oferecer banda larga 5G multi-gigabit de alto desempenho e alcance estendido para seus clientes – que é flexível e econômico, pois podem aproveitar a infraestrutura de rede 5G existente.”
– Alejandro Holcman, vice-presidente sênior de engenharia da Qualcomm Technologies“Com a introdução do módulo de antena Qualcomm QTM527 mmWave como parte do sistema Qualcomm Snapdragon ™ X55 5G Modem-RF, estamos capacitando as operadoras e OEMs a oferecer banda larga 5G multi-gigabit de alto desempenho e alcance estendido para seus clientes – que é flexível e econômico, pois podem aproveitar a infraestrutura de rede 5G existente.”
– Alejandro Holcman, vice-presidente sênior de engenharia da Qualcomm TechnologiesFonte: Qualcomm

Fonte: MundoConectado