Vazamento indica que o chip Samsung Exynos de 5nm e o Snapdragon 875 serão similares

Um novo vazamento sugere que o próximo chip Samsung Exynos de 5nm será similar ao Qualcomm Snapdragon 875 em alguns aspectos. Mais especificamente, o chip da Samsung supostamente adotará o mesmo design de clusters de núcleos.
De acordo com novo tweet do usuário conhecido como Ice universe (@UniverseIce), conhecido por divulgar informações vazadas de diversos produtos, ele mencionou apenas “E 1+3+4” e “S 1+3+4”, com o E se referindo ao novo Exynos de 5nm e o S se referindo ao Snapdragon 875. Para quem não sabe, os designs de chips para smartphones seguem uma configuração onde existem vários núcleos com diferentes tamanhos, por exemplo.

O ‘1’ representa o grande núcleo com as frequências de clock mais altas e é o mais poderoso no chip. O ‘3’ representa três núcleos grandes com alto desempenho, mas eles não são tão rápidos quando o núcleo representado pelo ‘1’. O ‘4’ representa os quatro núcleos econômicos que ajudam a realizar tarefas no smartphone que não requerem os núcleos mais potentes.
Os fabricantes de chips adotaram esse design para que os smartphones sejam mais eficientes em termos de energia quando estão relativamente inativos, mas ainda oferecem grandes aumentos no desempenho quando utilizados para tarefas que requerem isso.

Pelo que se sabe até agora, o Qualcomm Snapdragon 875 é produzido com o processo de fabricação de 5nm da Samsung e aparentemente usa o mais recente núcleo Cortex X1 da ARM, que é mais poderoso que o Cortex A78. De acordo com a ARM, o Cortex X1 é até 30% mais rápido que o Cortex A77 e até 20% mais rápido que o Cortex A78.
Reprodução/Samsung
Um ponto interessante é que como a Samsung será a responsável pela produção do Qualcomm Snapdragon 875 com seu processo de fabricação de 5nm, podemos esperar algumas melhorias nos futuros chips Exynos. Normalmente os processadores da série Exynos ficam atrás dos da série Snapdragon em termos de desempenho, com a diferença sendo notavelmente perceptível na atual linha de smartphones Galaxy S20 da Samsung.Fonte: Gizmochina

Fonte: MundoConectado