WhatsApp Beta traz recurso de autenticação de sessões Web por impressão digital

Alguns testers do WhatsApp Beta relataram um novo modo de autenticação de sessões Web
A função está presente no app para dispositivos Android, que fazem parte do time Beta
Os usuários vão poder fazer o desbloqueio por sua digital, não apenas pela leitura do QR Code
Essa é a primeira vez que o recurso aparece, portanto pode ser que demore um pouco para ser lançado para todos os usuáriosRecentemente, os testers do WhatsApp Beta descobriram uma nova função no mensageiro. Parece que os desenvolvedores estão preparando mais uma etapa de segurança mais simples para os usuários do app no Desktop. Segundo o WABetaInfo, um recurso de autenticação com leitura de impressão digital foi adicionado.
A novidade apareceu no WhatsApp Beta para Android. O aplicativo disponibiliza uma versão diferente do app para alguns usuários que se cadastram. Eles recebem as novidades de forma antecipada e testam os recursos antes. O objetivo é relatar falhas, problemas, ou dificuldades na usabilidade, para que chegue o mais completo possível para todas as contas.
Quando algum usuário quer usar o app em um navegador, a primeira tela é um QR Code. No smartphone, é necessário ir até a aba ‘WhatsApp Web’, em configurações. Automaticamente a câmera é aberta, para que o dispositivo possa fazer a leitura do código na tela do PC. Depois disso os dados do WhatsApp são espelhados na tela do computador.
O que mudaria seria o processo de autenticação seria mais uma opção para fazer essa leitura. Além da câmera ser aberta, o usuário poderia apenas colocar a sua digital no scanner do seu dispositivo. Isso tornaria a ação mais discreta e simples, uma vez que é impossível disfarçar que está usando o app, quando é necessário levantar o seu smartphone e apontá-lo para a tela.

WHATSAPP HACKEADO? O que fazer e como evitar que roubem sua c…
Um dos apps mais populares do mundo também é um dos mais visados por fraudadores

Possivelmente esse é mais um esforço do WhatsApp para tornar a experiência entre múltiplos dispositivos mais integrada. Ainda será necessário a autenticação via smartphone, que torna o processo mais seguro, mas um pouco burocrático. Acionar apenas com a digital parece ser um modo mais fácil.
Essa é a primeira vez que o recurso é mencionado. Isso significa que é uma das primeiras versões, que devem ter muitas modificações e aprimoramentos até ser lançadas para os usuários gerais. De qualquer forma, parece que o recurso estará disponível no futuro.
Há alguns recursos, como o Dark Mode, ou Modo Escuro, que levou mais de um ano para ser distribuído para todos os usuários. Ainda não há uma possível data para uma atualização geral no app, que traga essa novidade.

Fonte: MundoConectado