Microsoft Edge poderá suspender guias inativas para poupar recursos

A Microsoft está testando um novo recurso para o navegador Microsoft Eddge baseado no Chromium que foi desenvolvido para ajudar a reduzir o consumo de recursos do sistema pelo navegador. Chamado “Sleeping Tabs”, este recurso suspende as guias inativas após um período de tempo específico.

No momento este recurso está disponível para a versão de testes do navegador oferecida através do canal Canary. Para quem não sabe, as versões de testes do novo Microsoft Edge baseado no Chromium são oferecidas através de três canais de distribuição – Beta, Dev e Canary.
O navegador oferecido no canal Beta é atualizado a cada seis semanas, o navegador oferecido no canal Dev é atualizado semanalmente e o navegador oferecido no canal Canary é atualizado diariamente. Por conter mais recursos experimentais, o navegador oferecido no canal Canary pode ser mais instável.
Para testar o novo recurso “Sleeping Tabs” do Microsoft Edge, que não vem habilitado por padrão, faça o download do navegador oferecido através do canal Canary clicando neste link. Depois de instalar a versão de testes, siga os passos abaixo para habilitar o novo recurso:
– Digite ‘edge://flags’ na barra de endereços e pressione Enter.
– Localize o item ‘Sleeping Tabs’ e defina sua configuração como Enabled. Você também pode habilitar as outras duas opções relacionadas se necessário. No caso da opção ‘Enable immediate timeout for Sleeping Tabs’, ela fará com que o navegador ignore o tempo de inatividade definido pelo usuário e suspenda as guias imediatamente:
Reprodução/Fabio Rosolen

– Reinicie o navegador.
– Depois de reiniciar o navegador, acesse a categoria Sistema nas configurações do Microsoft Edge para se certificar de que o recurso está habilitado:
Reprodução/Fabio Rosolen
– O tempo de inatividade das guias pode ser definido pelo usuário, mas a opção padrão é 2 horas:
Reprodução/Fabio Rosolen
– O usuário também pode desativar este recurso para sites específicos clicando no botão Adicionar ao lado da opção ‘Nunca colocar estes sites em suspensão’:
Reprodução/Fabio Rosolen
Na imagem abaixo você pode ver o exemplo da notificação exibida pelo navegador quando uma guia é suspensa:
Reprodução/Fabio Rosolen
Fonte: XDA Developers

Fonte: MundoConectado