Veja como customizar o widget de pesquisa do Google no Android

Para modificar o padrão do widget do Google você precisa:
Abrir o app Google em seu Android
Ir em “mais”
Acessar “Personalizar Widget”
Escolher o que funciona melhor em sua tela, ou o que você mais gostaO Widget de pesquisas do Google é padrão no android. Ela pode ser movida, nas versões mias recentes, para cima ou para baixo, de acordo com o que fica mais confortável para o usuário. Dependendo do wallpaper, ou plano de fundo, que é colocado na tela essa aba fica muito destacada. Você sabia que o próprio Google oferece uma solução para esse problema? Vamos te ensinar como.
O widget é bastante útil. Ele fica em uma aba oval achatada, que oferece os principais recursos da Google. É possível fazer pesquisas rápidas, acionar o Assistente, ver caminhos no Google Maps e outras funções. É padrão do Android, mesmo em diferentes interfaces de usuário adicionadas pelas empresas, ela não pode ser removida.
Primeiro passo
Apesar de raramente prestarmos atenção, há um app específico, dedicado ao Google. Você precisa encontrar e clicar no app Google. Você vai perceber que vai abrir a página inicial, em Discover. As principais notícias selecionadas para você estarão disponível, abrindo opções de pesquisa, previsão do tempo e mais.
A última opção é a “Mais”, que é a primeira da direita para a esquerda. Você precisa clicar nela. Vai aparecer a opção “Customizar Widget” ou “Personalizar Widget”, dependendo da versão disponível.
Você vai clicar nela e vai perceber várias opções e uma outra interface.
Segundo passo
Depois de encontrar a função, você vai perceber uma série de opções disponibilizadas pela Google. É possível mudar a cor do fundo, ou do ícone da Google, além de deixar a tela mais transparente.

Você pode tanto alternar apenas para o tema claro para o escuro, como escolher a melhor cor, que combine mais e integre o Widget ao seu plano de fundo. Você também pode redefinir para o estilo padrão, quando quiser.
Terceiro passo
Há ainda uma outra opção. Lembra que falamos que o formato padrão é oval achatado? Bem, isso pode ser mudado.
Caso o usuário queira, ele pode alternar para o modo quadrado, com as pontas em 90 graus, ou ainda, deixá-las menos curvas. Fica a critério de preferência visual.
Depois disso feito, basta clicar em concluído. Se aparecer uma notificação, informando que é preciso modificar o widget, basta clicar em “Ok”. Caso não tenha ficado do jeito que você queira, basta repetir o processo até conseguir deixar da melhor forma. Via: Neowin

Fonte: MundoConectado