10 filmes inspirados em livros para ver no Globoplay

A literatura sempre inspirou a criatividade e ampliou o universo de leitores, ao longo da história e nas mais diferentes idades. Não à toa, os livros também inspiram roteiristas e diretores de todo o mundo, quando obras cinematográficas surgem das páginas e, muitas vezes, reinventam toda a narrativa. Por isso, são muitos os filmes inspirados em livros dos quais nem sabemos a origem, tanto no mercado brasileiro quanto internacional.
Para agradar os apaixonados por literatura e por cinema, separamos 10 filmes que foram inspirados em páginas e que atualmente estão disponíveis no catálogo do Globoplay. Enquanto alguns filmes são mais recentes, outros são verdadeiros clássicos das telas! Há produções para todos os gostos, passando por diversos gêneros, como romance, fantasia, ação e até biografia.
Todos têm em comum, é claro, a origem: começaram a ser desenhados nas páginas dos livros, foram remodelados, alterados ou não, e chegaram às telonas. Alguns, como Um amor para recordar, são fiéis às obras originais, enquanto outros, como O legado Bourne, trazem histórias completamente diferentes das retratadas nos livros, mas ainda assim inspiradas na obra literária.
Relacionado

Netflix25 Filmes inspirados em livros para ver na Netflix

10 filmes inspirados em livros para ver no Globoplay
Prepara a maratona e se divirta com esta lista, cheia de obras interessantes! Depois, conta para a gente o que achou dos filmes nos comentários.
1 – O lado bom da vida
Por conta de algumas atitudes erradas que deixaram as pessoas de seu trabalho assustadas, Pat Solitano Jr. perdeu quase tudo na vida: sua casa, o emprego e o casamento. Depois de passar um tempo internado em um sanatório, ele acaba saindo de lá para voltar a morar com os pais. Decidido a reconstruir sua vida, ele acredita ser possível passar por cima de todos os problemas do passado recente e até reconquistar a ex-esposa. Embora seu temperamento ainda inspire cuidados, um casal de amigos o convida para jantar e nesta noite ele conhece Tiffany, uma mulher também problemática que poderá provocar mudanças significativas em seus planos futuros. O filme é baseado no romance homônimo de Matthew Quick.
» O lado bom da vida

O lado bom da vida
2 – A teoria de tudo
Filme que relata a vida do físico foi baseado no livro de Jane Hawking, sua ex-mulher. A trama expõe como o astrofísico fez descobertas relevantes para o mundo da ciência, inclusive relacionadas ao tempo. Também retrata seu romance com Jane Wilde, uma estudante de Cambridge que viria a se tornar sua esposa. Aos 21 anos de idade, Hawking descobriu que sofria de uma doença motora degenerativa, mas isso não o impediu de se tornar um dos maiores cientistas da atualidade.
» A teoria de tudo

A teoria de tudo

3 – O conto dos contos
No reino de Longtrellis, o rei e a rainha estão frustrados porque não podem ter filhos. Para solucionar esse problema, eles procuram um mago, que lhes entrega uma receita muito peculiar e lhes dá um aviso medonho. Em outro reino, o rei está obcecado por uma mulher que viu na janela, mas não sabe que ela é idosa. E, em um terceiro reino, o monarca descobre uma mosca que, alimentada com seu sangue, não para mais de crescer. O filme foi baseado no livro O Conto dos Contos, do escritor napolitano Giambattista Basile, lançado após a sua morte em 1934.
» O conto dos contos

O conto dos contos
4 – Tudo por um Pop Star
O filme que foi inspirado no livro da Thalita Rebouças de mesmo. A banda pop Slavabody Disco Disco Boys, febre entre as meninas de todo o Brasil, anuncia que irá tocar no Rio de Janeiro. Fãs de carteirinha do grupo, as adolescentes e melhores amigas Gabi (Maísa Silva), Manu (Klara Castanho) e Ritinha (Mel Maia) farão de tudo para que seus pais deixem que elas assistam ao show do grupo longe da cidade onde moram.
» Tudo por um Pop Star

Tudo por um Pop Star
5 – A Chegada
O filme A Chegada, baseado em um conto do escritor Ted Chiang chamado História da Sua Vida, é ficção científica, capaz de fugir do óbvio e trazer uma hipótese pouco conhecida pelo público para o centro do mundo. Na história, naves alienígenas chegaram às principais cidades do mundo. Com a intenção de se comunicar com os visitantes, uma linguista e um militar são chamados para decifrar as estranhas mensagens dos visitantes.
» A Chegada

A Chegada
6 – 50 Tons de Cinza
A estudante de literatura Anastasia Steele, de 21 anos, entrevista o jovem bilionário Christian Grey, como um favor a sua colega de quarto Kate Kavanagh. Ela vê nele um homem atraente e brilhante, e ele fica igualmente fascinado por ela. Embora seja sexualmente inexperiente, Anastasia mergulha de cabeça nessa relação e descobre os prazeres do sadomasoquismo, tornando-se o objeto de submissão do enigmático Grey.
» 50 Tons de Cinza

50 Tons de Cinza
7 – O legado Bourne
O Legado Bourne repete o nome do livro escrito por Eric Lustbade, que se inspirou na obra de Robert Ludlum, autor da trilogia original. No entanto, a história do filme é totalmente original. Eric Byer é encarregado de apagar os rastros que possam incriminar o governo em projetos sigilosos. Um deles é o Outcome, projeto que pretende suprimir a dor e aumentar a sensibilidade, inteligência e força dos agentes por meio de remédios. Com o fim do Outcome, os agente passam a ser eliminados a mando do próprio governo. No entanto, Aaron Cross consegue escapar e vai à casa da Dra. Martha Shearing atrás de respostas. Juntos, eles precisam sobreviver enquanto Aaron sofre da abstinência forçada.
» O legado Bourne

O legado Bourne
8 – Um amor para recordar
Um jovem delinquente do ensino médio é obrigado a ser o tutor de uma escola de baixa renda. Lá, ele se apaixona pela filha do pastor e vive uma paixão cheia de diferenças e surpresas. O filme foi baseado no livro de mesmo nome de Nicholas Sparks.
» Um amor para recordar

Um amor para recordar
9 – Amor Extremo
O filme Amor extremo é baseado na vida do famoso poeta inglês Dylan Thomas (Matthew Rhys), com foco no seu triângulo amoroso. Quando crianças, Vera Phillips (Keira Knightley) e Dylan Thomas eram apaixonados. Já adultos, eles se reencontram em Londres, durante a 2ª Guerra Mundial. Apesar de ainda serem apaixonados um pelo outro, Thomas está casado com Caitlin Macnamara (Sienna Miller), com quem Vera inicia uma inusitada amizade.
» Amor Extremo

Amor Extremo
10 – O Código Da Vinci
O Código Da Vinci é um romance policial de 2003, escrito por Dan Brown. Na história um assassinato no museu do Louvre em Paris e pistas enigmáticas em alguns dos quadros mais famosos de Leonardo DaVinci levam à descoberta de um mistério religioso. Por mais de dois mil anos, uma sociedade secreta guarda informações que, se descobertas, poderiam comprometer o cristianismo. Robert Langdon, um professor especialista em simbologia e história, se envolve na investigação.
» O Código Da Vinci

 

Fonte: OficinaDaNet